Viajando pelo Rotary

 Estou fazendo o intercâmbio através do Programa de Intercâmbio de Jovens (PIJ), que é um dos principais projetos do Rotary International (RI). Desde a década de 20, o Rotary International tem mandado jovens mundo afora para experimentar novas culturas. Todos os anos, milhares de estudantes do ensino médio - como eu -  são patrocinados por Rotary Clubs no mundo todo.

No intercambio de longa duração - 1 ano - você passará um período morando com famílias anfitriãs (3 ou 4 familias), frequentando escola e vivendo de acordo com a cultura do local.
O intercâmbio através do Rotary  não tem um alto custo, pois o programa é administrado por voluntários dos clubes, o que ajuda a reduzir os custos para os estudantes e suas famílias. Você só escolhe o país e geralmente é enviado para cidades pequenas (não é você que escolhe onde vai ficar), onde a comunicação e a adaptação se torna mais facil.

Janeiro e agosto são os meses de embarque para os jovens que optam pelo Programa de Longa Duração.

Você deverá nesta data já ter providenciado seu passaporte, vistos consulares, passagem de ida e volta, seguros de vida, de saúde e acidentes pessoais.

Sua família irá receber jovens estrangeiros durante um ano, mais provavelmente no ano em que você estiver no exterior. Além da sua, deverá ser indicada uma outra família voluntária para hospedar o jovem estrangeiro que virá em sua contrapartida.

 

Como viajar através do Rotary?

Existe um processo seletivo, veja as fases: 

 

Primeira fase

Application

O estudante recebe o chamado application, que é um questionário que consiste em perguntar informações gerais, histórico médico, histórico dentário, relatório do diretor ou professor da escola, boletim das duas últimas séries cursadas e perguntas pessoais respondidas pelo candidato e seus pais. O application tem de 12 a 15 páginas e deve ter 4 cópias tiradas, a fim de que sejam mandadas para outros países.
Se o estudante é aceito no programa, o comitê do intercâmbio de jovens irá apontá-lo para um país anfitrião e mandar os papéis dele para aquele país.

Prova

Na minha prova, só cairam 30 questões e eram de conhecimentos gerais. 

Em alguns distritos, uma prova é feita para testar os conhecimentos do candidato. Nesta prova são pedidos diversos assuntos, tais como: conhecimentos gerais, atualidades, conhecimentos de Rotary, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, história, entre outros. A aplicação da prova é optativa, sendo que o distrito só a faz necessária no caso de muitos candidatos. Tem entre 50 e 100 questões, tanto optativas quanto discursivas.

Entrevista(s)

A minha entrevista foi em Inglês, haviam 5 vagas para os EUA, como foi através da pontuação, teve gente que ficou de fora.  

Para testar o psicológico e emocional do candidato, entrevistas são feitas para selecionar os melhores preparados.
Provavelmente, o estudante será inicialmente entrevistado por um Rotary Clube, depois de avaliado, esse clube concordará em patrociná-lo. Em alguns distritos, há muita competição por apenas poucas vagas.
O comitê de intercâmbio pode levar uma variedade de fatores em consideração quando fizer acordo com o país anfitrião, incluindo os países que o estudante está mais interessado, habilidades lingüísticas, o número de candidatos esperando para ir para cada país e aonde os rotarianos acham ser o país mais apropriado para o estudante.
Outra maneira de decidir feita por alguns distritos é uma entrevista valendo pontos. Nestes distritos, caso três candidatos requerem França como sua primeira opção e o distrito pode mandar somente um estudante para lá, os rotarianos deverão mandar aquele que mais pontuou em sua entrevista.


Segunda fase

Guarantee form

O candidato pode ou não ter sua vaga garantida no primeiro país de sua preferência. Portanto, é aconselhável que se faça uma lista com países de preferência para agilizar a confirmação. A confirmação se dá quando o candidato recebe o guarantee form (GF) ou formulário de garantia, em português.
Após o país anfitrião receber o application do estudante, os papéis serão encaminhados para um Rotary Club anfitrião, que vai arranjar famílias e escola anfitriãs para o intercambista. O clube anfitrião pegará uma variedade de assinaturas do application e depois mandar parte disso de volta para a casa do estudante no país de origem como garantia de sua estadia no exterior. Esses formulários são geralmente necessários para que os candidatos possam tirar o visto para ir para o país anfitrião.

Rotary Club

O primeiro Rotary Club foi fundado em Chicago, EUA, em 1905, pelo advogado Paul Percy Harris e mais três amigos, Sylvester Schiele, Hiram Shorey e Gustavus Loehr, com o objetivo de reunir comerciantes, profissionais liberais e outros businessmen em um clube onde os relacionamentos profissionais pudessem ser transformados em amizades pessoais. O nome Rotary, que em inglês significa "em rodízio", surgiu do fato de que, no início, as reuniões semanais eram realizadas no local de trabalho de um associado diferente a cada semana.



This is RotaryPT from Rotary International on Vimeo.


O Rotary International

A Missão do Rotary International é servir ao próximo, difundir a  integridade e promover boa vontade, paz e compreensão mundial por meio  da consolidação de boas relações entre líderes profissionais,  empresariais e comunitários.  
Existem cerca de 34.000 Rotary Clubs no mundo inteiro, neles você encontrará  rotarianos prestando serviços voluntários local e internacionalmente,  promovendo educação e treinamento profissional, fornecendo água potável,  combatendo a fome, trabalhando para melhorar a saúde e o saneamento, e  lutando para erradicar a pólio.


Para mais informações:
http://www.rotary.org/pt/Pages/ridefault.aspx

http://www.rotaryintercambio.com.br/index.asp
http://www.rotary.org.br/index.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Interc%C3%A2mbio_de_Jovens_do_Rotary