domingo, 1 de abril de 2012

Visitando a prisão. parte 2

Parte 1> http://www.queridointercambio.com/2012/03/visitando-prisao.html


Com um tom de voz de comediante, o ultimo dos prisioneiros  pediu que falássemos quando o que aconteceu na vida dele foi "bom" ou "ruim".Começou a falar: Eu era um aluno de B's e C's na escola, tudo bem, poderia ser melhor, mas pelo menos eu era um bom aluno. A turma disse: "Booom". Eu praticava esportes e era muito popular. "Booom". Era chamado para a maioria das festas. Rolou um silencio da turma, acho que não sabíamos se dizer "bom" ou ruim", ele continuou: Onde ficava bêbado em muitas vezes me drogava. "Ruuim". Fui "Prom king" e namorei a "Prom Queen" WOW. BOOOM!
Depois disso já podiamos parar de dizer bom ou ruim. Ele nos disse que fez essa brincadeira de "Bom" ou "Ruim" para perceberemos o quanto pequenas decisões podem mudar as nossas vidas.
Depois de 3 anos, ele já tinha pagado mais de 5 mil reais em "Tickets" por beber, dirigir bêbado e ser pego pela polícia fazendo outras coisas. Mas tudo bem, ele já tinha entrado na faculdade e estava muito feliz morando com a namorada dele.
Em um Sexta como outra qualquer,  foram para um bar comemorar o quanto estavam felizes. Na volta para casa, bêbados, eles tiveram que desviar de um carro para não causar um acidente e acabaram indo contra um muro. Os dois foram parar no hospital e a mulher acabou morrendo depois de 4 horas.
Eu não consigo imaginar como seria viver sabendo que eu matei a pessoa que eu amava. Ele recebeu mais de 20 anos na prisão.


Depois dos 6 terem contado as suas histórias, nos dividiram em grupos para que conversemos com cada um deles separadamente . Nos levaram para uma sala super arrumadinha. Cada grupo tinha quatro pessoas,  tinha uma mesinha entre nossas cadeiras e a cadeira do prisioneiro.
O primeiro que falou com os meus amigos e eu foi o homem que matou seus pais.
Eu fiquei impressionada o quão gente boa ele era. A primeira pergunta que ele fez foi: O que vocês aprenderam hoje?
As respostas foram - Pensar antes de agir, - Uma noite pode mudar tudo. Eu comecei a chorar e respondi: A valorizar mais a minha família, mesmo eu amando eles tem vezes que a gente esquece o quanto eles importam. 
Uma das minhas amigas comentou que eu era do Brasil. Então, ele disse: Ah, você está homesick, agora eu entendi o porque de tantas lágrimas. HAHA, eu não estou. Mas na hora sim..


Conversamos com 3 deles.. O que matou o homem em um acidente, quando me viu chorando perguntou se eu estava triste. E depois ficou a conversa inteira me encarando. Eu me senti meio, não sei como. Não era medo, mas me deixou confusa.
Nos comentamos com eles como é grande o problema com drogas em Lodi e como todo mundo vai em festas e tudo mais.
Eu perguntei sobre como é a vida na prisão.


Cela:
A prisão fede, eles dividem a cela com outra pessoa (que você não escolhe quem vai ser), você pode comprar sua tv, se quiser. E eles recebem jornais para ler nas "horas vagas".


Compras:
Você tem que comprar tudo que usa, desde o seu uniforme, pasta de dente até sua tv. Se você tiver uma família para mandar dinheiro, melhor ainda, se não é só com o que você ganha dentro da prisão.


Trabalho: Eles recebem 2 reais por hora (SIM!) nos trabalhos que eles fazem e e 30% do dinheiro vai para as dispensas Judiciais (como advogados). Eles acabam recebendo 35 reais por mês, se for um bom trabalho.


Escola:
Eles tem o ensino médio na prisão. Você pode se formar lá e ganhar diploma. Mas é claro que as pessoas não vão olhar um diploma de high school com os mesmos olhos que um diploma tirado dentro da cadeia.
O menino que "atirou nas costas de um homem", aprendeu a ler e escrever na prisão. E finalmente, deixou a sua mãe com orgulho.


Brigas:
Se você brigar com o seu companheiro de cela ou com outros detentos você vai para uma cela totalmente fechada, sozinho e fica lá por um tempo. Quando você voltar, vão ter te trocado de cela, mas não é sempre que você vai encontrar alguém melhor do que o seu antigo companheiro.


Vistoria:
Eles fazem vistoria nas celas duas vezes por mês. E se desconfiarem de alguém, até mais vezes. Procuram por drogas, celulares e até mesmo facas caseiras. Muitas vezes os detentos usam escovas de dente como objeto de defesa. Um deles nos explicou que se eles fizeram, foi para ter com o que se defender e não para atacar alguém sem motivo.


Contato:
Eu não sei a quantidade de vezes que a sua família pode te visitar. Mas dependendo do crime que você cometeu você só pode falar com eles por telefone e através de uma janela de vidro.


Eu aprendi muito e foi um passeio que me fez perceber ainda mais o quão sortuda eu sou. Mas eu sei que muita gente que sentiu que ia mudar depois disso, assim como eu, vai continuar indo em festas e fazendo coisas que não deveria. E sabe porque? Eu nunca penso que vai acontecer comigo. A gente pensa que é sempre com o outro. O negocio é ter cuidado e fazer as coisas com mais precaução. Nunca é tarde pra pensar mais uma vez antes de fazer (:


Beeijos