quarta-feira, 7 de março de 2012

Esquiando!

Faz duas semanas atrás fui esquiar! Yay. Naquela viagem que eu fiz com os intercambistas do Rotary que estão morando em Wisconsin... Detalhe é que eu nunca postei sobre! Lá vai..
Esquiar é provavelmente um dos meus esportes favoritos. Claro, eu não tenho muitos. Digamos, é provavelmente o único esporte que eu faço sem reclamar! (:


Fazia um calor brasileiro que eu não me aguentava com tanta roupa de inverno. Sem contar com as botas, que foram super difíceis de colocar e caminhar com elas é como andar com um salto mega alto. 




Fiz uns videos bem aleatórios..





Para reduzir a velocidade, é preciso fazer curvas. Eu fui na pista de nível avançado (Black Diamond) sabendo disso. E o pior, sabendo da minha dificuldade com curvas. Resultado: Não controlei a velocidade, nem fiz o clássico V com os pés para ir parando. Eu quase voei. Sem exagero. Ok, com um pouquinho. Mas a pista era reta e tinha uns morrinhos; eu dei um pulinho em uma delas, SEM QUERER, de tão rápido que eu estava indo. Eu gritava aterrorizada. No final eu fiquei rindo da minha cara, mas que foi tenso, foi!





Eu me diverti muito. Dessa vez já tinha um pouco mais de experiência, então foi mais fácil.
Tentei me lembrar das dicas do meu professor de "Esportes de inverno". Ainda tive certa dificuldade em fazer curvas na pista de nível avançado. Caí uma vez porque uma criança estava jogada na minha frente e eu tentei virar muito em cima da hora. Quando você faz um giro brusco, ou cai, um dos esquis sai do seu pé automaticamente. Eu tive que me levantar, ir atrás do outro esqui e tentar coloca-lo novamente no meio da descida. Eu estava escorregando sem um dos esquis, já pensou? Um homem parou para me ajudar. Ainda bem! Eu teria ficado ali por mais 5 minutos. Certeza.





Para você que está planejando esquiar algum dia: 



Equipamentos O equipamento consiste em um par de esquis, um par de bastões, no caso do esqui, e um par de botas. O tamanho do esqui deve ser levemente inferior à altura do praticante, os bastões devem ter o tamanho que, ao segurá-lo com a ponta no chão, o braço fique na horizontal. 


Primeiros passos O primeiro passo é aprender a levantar-se. Sem colocar o joelho no chão não é fácil. O mais simples é desacoplar o esqui, colocá-los em paralelo, limpar as botas do excesso de gelo e depois acoplar novamente. Para reduzir a velocidade, é preciso fazer curvas. Quanto mais sinuosa, menor a velocidade. Mas fazer curvas no início não é tão fácil, então, a solução é controlar a velocidade de descida, usando o clássico V. Uma informação importante para os apressados: os três primeiros dias de esqui são uma seqüência de quedas, geralmente inofensivas, solucionadas com aplicação de gelo instantâneas.
Roupas Uma roupa impermeável, jaqueta e luvas são importantes para proteger o corpo do frio. O capacete é um ítem fundamental. As botas são especiais e ficam presas à prancha. A presilha serve para grudar bem a bota na prancha. Não pode haver folga para não correr o risco de torcer os pés. Além disso, óculos para a proteção dos olhos. O mais comum é alugar tudo: roupas e equipamentos. Se realmente gostar de esquiar, o indicado é comprar as roupas (blusão, calça ou macacão e luva). Comprar equipamento só é indicado para quem esquia muito, pois é muito caro e pesa muito.
(F: http://www.ipcdigital.com/br/Noticias/Comunidade/Esqui-dicas-para-aventureiros-de-primeira-viagem)


A Camila e eu encontramos outros brasileiros esquiando por lá. eee. Brasileiro aparece em todo lugar. Incrível.



O meu pé/tornozelo doía muito. Quando tirei a bota percebi o porque.. acontece com todo mundo ):


Inverno esta indo embora. Não devo ir esquiar novamente. awnn ):

E que venha a Primavera!