sábado, 15 de outubro de 2011

Problemas no intercâmbio


Como nem tudo são flores, o intercâmbio também tem seus problemas. Estou citando alguns aqui e dando dicas de como lidar com eles.

Não se adaptar a escola
Como quando você muda de escola no seu próprio país, ir para uma escola nova é sempre um desafio. Se você não gostar da escola e na sua cidade tiver outra, você pode até mudar. Existem casos de intercâmbistas que não tinham amigos e odiavam a escola por isso. Mas você não tem que querer mudar de escola logo de cara, para tudo existe um tempo de adaptação. É provavel que quando você conheça mais pessoas, fale com professores e tente ver o que não esta te agradando no lugar, esse problema se resolva.


Ir mal na escola
No inicio é compreensível, você não sabe a lingua, então fica dificil entender toda a matéria. Mas se depois de um tempo o problema continuar, tente encontrar um professor particular ou um amigo que te explique.

Não se adaptar a familia
É uma coisa comum. Geralmente familias que recebem intercambistas tem noção de como lidar com eles. Mas outras nem tanto assim, ainda mais quando é a primeira vez que eles estão recebendo alguem em sua casa. Muitas vezes o problema esta na diferença cultural e nos limites que algumas familias impoem. Eu sei de intercambistas que só podem ficar 1hr por dia na internet, tem horário para voltar para casa, horário de estudo, nem sempre podem sair com amigos, tem que ajudar a limpar e dar uma de baby sister de vez enquando. Então vai de você, tentar ser compressivo e acatar algumas regras. Se a situação estiver muito absurda, te tratarem mal, você não se sentir confortavel ou até acontecer alguma coisa grave como abuso sexual (sim, tem vários casos.). Você deve contactar a pessoa da agencia que está cuidando de você e explicar o seu problema.

Não se adaptar a comida
Você viajou para experimentar outra cultura, a comida faz parte dela. Se ofereça para ir as compras com a sua mãe e tente ver algo que você goste. Salada, por exemplo, é internacional. haha

Envolvimento com drogas
Drogas no intercâmbio é limite zero. Se você for pego com drogas, você é deportado. E antes disso, você ainda tem que lidar com a policia do seu país, porque além de ser ilegal, você é menor de idade.

Álcool e festas
Você pode ir em festas, claro. Mas dependendo das idade minima exigida para beber no país que você estiver, se você ficar bebado, você estará em problemas. Na Europa, é mais facil fazer o que você quer. Mas no EUA e outros países mais restritos, você tem que andar na linha.

Não aprender a lingua
Tudo é questão de força de vontade. Não adiantar só dizer que quer aprender, tem que sentar e estudar. Nada vem do nada. Procure sites na internet que te ajudem a praticar sua lingua, escute músicas, veja filmes sem legenda e faça um curso para ter noção de vocabulário. A fluência vem com o exercício.

Querer voltar para casa
Nos primeiros meses isso pode acontecer, respira, pensa como é bom estar em outro lugar, ter sempre novidades pra contar e ser invejada por muitos que queriam ter a mesma oportunidade que você. Viu! Não tem porque voltar.


Espero ter ajudado.

-
Hey, estou indo pro Homecoming da Camila hoje, amanhã volto e posto mais, beeeijos.

Entre abóboras.

No último Domingo, fui na fazenda Treinen com minha familia. Nessa época do ano, começam os preparativos para Halloween e esse lugar se tornar ponto turistico da cidade. A fazenda é enorme e tem varias opções de entretenimento.. você paga pelo que quiser fazer. Minha familia gastou $50 pra fazer tudo. É, diversão hoje em dia custa caro.Tem um labirinto de milho, que é enooooooorme e mega dificil de sair. Eles te dão a primeira parte do mapa e no meio do caminho você encontra umas caixas de correio que dentro tem outra parte do mapa, indicando onde fica a proxima caixa de correio e assim vai até você encontrar a saida. Meu pai começou guiando, teve uma hora que eles deixaram tudo sob o MEU controle. Pra que né, eu tava quase chorando HAHAH mas acabei conseguindo mostrar o caminho certo, fuck yeah.
Tem tambem a caça as abóboras, você vai em uma carroça até uma plantação de abóboras e pega a que você quiser. GENTE, QUE LUGAR LINDO. Quero voltar lá só pra fazer um editorial, aquelas.
Tem várias coisas para crianças, tipo piscina de milho, escorregadores enormes, dar de comer pros animais da fazenda.. claro que eu fiz tudo isso. Porque aqui ninguem liga se eu vivo como uma criança feliz.
Esse "evento" dura dois meses.. quero voltar lá pra tirar mais fotos, a bateria da minha câmera acabou depois de 6 fotos. As fotos que estão aqui umas foram tiradas pelo celular da minha mãe e outras eu peguei do Facebook de um amigo meu. hahha

Várias pessoas no meu colégio trabalham lá, eles pagam bem e é só nos finais de semanas. Mas tambem tem menores, que trabalham, mas não podem receber salário, porque são menores, er. Mas eles cobram gorjeta e acabam ganhando mais dos que tem salário fixo, sério. Eles carregam as abóboras até o carro da pessoa e combram 5 doláres por isso, MEUDEUSSSSSSSSS. Eles ganham tipo 100 doláres por dia. É um trabalho duro, mas cara, MUITA GRANA. Vou tentar trabalhar lá, haha.






A carroça;



Olha esse labirinto, cara! Tem vários desenhos diferentes nele..


Tabela de preços..


ownnnn




Só não brinquei nisso porque não podia ):


Ser alta é o poder.


Tinha um menino com uma cabra de estimação. Eu me encantei com ela, muito fofa. Fui logo tirar foto, hahah dúvida.



O sol tava matando, nem parecia Wisconsin.





O mapa com alguns pedaços..







Devo voltar com a minha escola tambem. yey