segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Choque cultural

O que mais tem me afetado até agora é minha independência limitada. A diferença de idade permitida por lei para fazer certas coisas é um grande problema. Você pode dirigir com 16 anos, mas só pode beber e entrar em boates com 21 anos. O que é uma droga! No Brasil se você der o seu jeito, ou encontrar um segurança legal, você entra na festa. Aqui não adianta nem tentar. A policia realmente te dá medo.
Como todo mundo tem carro "cedo", as cidades pequenas não tem transporte público nem táxis - mentira, tem táxi, mas é 100 reais - 30 min, JURA!. Fico dependendo da boa vontade de amigos, familiares ou pessoas do Rotary para ir nos lugares que ficam "longe" da minha casa. O pior é que eu sempre tenho que estar acompanhada.. sinto falta de poder sair sozinha, ir pro lugar que quiser, ficar horas procurando coisas para comprar sem ninguém pra me apressar.

Outro fato que me deixa mega tensa é a comida! haha Quando eu saio para comer fora, vou em um franchising, a única diferença é o preço, que aqui é um tanto mais barato. Tirando isso, a comida aqui é igualmente gordurosa e calórica. Dentro de casa é que as coisas mudam.. as familias tem doces, geléias e coberturas na geladeira. Além de muuuita comida enlatada nos armários. É tudo na base do "fast" (rápido), macarrão, arroz que se faz no microondas - que obviamente não fica a mesma coisa do que se você temperar e colocar no fogão - e até vegetais enlatados.  Eu ainda não engordei com a comida daqui, mas já sinto diferença na minha pele..
Aqui tem arroz, feijao e algumas comidas "brasileiras", mas nao fica a mesma coisa na hora de fazer.. os temperos sao diferentes e o produto tambem..
Sinto falta da variedade! Carnes, pão francês, feijão, estrogonofe.. to sonhando com isso.

As regras  - assim como as leis - aqui são realmente respeitadas pela maioria. Todos, tipo todos mesmo, usam cinto de segurança no carro. Uma grande parte dos adolescentes aqui não bebe e eu nunca vi ninguem fumando nessa cidade.
Aqui, como no Rio, eles tambem tem a lei que proibe fumar dentro de lugares publicos e fechados. Porém, nem na rua eles fumam.
Em cidades grandes, como Madison, é mais facil encontrar fumantes, ainda assim, não tanto quanto eu vejo no Brasil.

Vou vivendo e me acostumando.. ou não.